"ZECA SAIU Á RUA" - Uma Nova abordagem musical ao universo de José Afonso
A importância da música e das palavras de José Afonso, são absolutamente inquestionáveis, assim como a sua influência em diferentes gerações de músicos.
“Zeca Saiu à Rua”, um projecto de Eurico Silva reflete a importância que a obra de Zeca tem neste jovem músico, que decidiu, sem desvirtuar a essência da obra do autor de “Venham mais cinco”, quis dar-lhe novas roupagens musicais.
Eurico, para além da voz, assume a guitarra, num projecto que inclui piano, baixo e bateria, precisamente para o destaque musical na abordagem ao universo de Zeca Afonso, com um rico e variado leque de 17 temas, entre os quais estão temas incontornáveis como "Eu vou ser como a Toupeira", "Natal dos Simples", “A Morte saiu á Rua”, “Verdes são os campos”, “Cantigas de Maio”, "O que faz falta", "Canção de Embalar" ou “Que amor não me engane”, entre outros.
“Zeca Saiu á Rua” tem sido apresentado ao vivo em vários pontos do país, desde 2017, ano da sua constituição.
Eurico Silva é um músico com cerca de 10 anos de carreira, que, em paralelo com este projecto, editou no final de 2021, o álbum “Sonho Artístico”, do qual assume a autoria total: música, letra e voz”.
AcousticRoad
Foi em 2011, a 17 de Setembro, que surge um projeto chamado MAZAL TOV, um duo (2 Vozes e Guitarras Acústicas) . Estreia-se num bar, na Zambujeira do Mar.
Em pouco tempo cresceu e aumentou o número de colaboradores, passando a ter Percussão, Violino e, posteriormente, Contrabaixo.
O número de atuações, também, aumentou e a área de atuação do Projeto passou a ser de Lisboa a Faro, em apenas 8 meses.
Assim nascem os AcousticRoad.
Este Projeto interpreta repertório variado, entre ícones nacionais e internacionais, com uma abordagem própria e criativa.
A Voz Principal e Guitarra ritmo(Eurico S.) é o elemento fixo e responsável artístico do projeto, atuando a Solo, Duo, Trio, Quarteto e Quinteto (até a data).
Continua a crescer, a evoluir e na busca constante pela excelência. No Ano de 2014, fizeram mais de 100 atuações, em vários formatos e locais do país.